domingo, 24 de agosto de 2014

Aula 19 - Direita e Esquerda, muito mais que direções


Com o processo eleitoral nas mídias, muitos jovens se questionam acerca das opções e ideologias que norteiam a política brasileira.

O objetivo dessa aula é esclarecer um pouco as duas principais tendências que disputam o controle do governo, tendo sempre em mente que o homem é um ser político e que ao se isentar dessas questões corre o risco se deixar a sociedade nas mãos de pessoas sem escrúpulos.

BONS ESTUDOS!

TEXTO 1
Direita e esquerda. Isso ainda faz sentido? Afinal o que é “direita” e o que é “esquerda” no final da primeira década do século XXI? Essas categorias políticas ainda tem significado? Ainda fazem sentido hoje em dia?
Penso que “direita” e “esquerda” são categorias universais da política e que fazem parte de conceitos básicos que informam “genericamente o funcionamento das sociedades contemporâneas” , por isso emprestam significado genuíno e necessário à compreensão e o sentido.
O Professor Alberto Carlos afirma que o PT como os partidos de centro-esquerdo da Europa “começaram muito pequenos e radicais”, mas todos “foram ficando extremamente moderados na medida em que cresciam. Abandonando o antigo ideário socialista para apenas defender o aumento do consumo para os mais pobres. Todos querem mais Estado na economia e mais política social.”, esse é um comentário parcialmente falacioso, pois dizer que o PT defende apenas o aumento do consumo pelos mais pobres não é verdade e não é honesto. O PT e os partidos de esquerda que compõe o atual governo através de políticas públicas de centro-esquerda vêm transformando o país pelo viés da cidadania. Essa é a verdade.
Mas o Professor Alberto Carlos escorrega ao afirmar que seriam as regiões mais pobres do país que votam nos partidos como o PT. Trata-se de um argumento não verdadeiro, pois se o PT venceu no nordeste, como afirma o articulista, ele, talvez por desinformação, esqueceu-se que o PT venceu também no sul e no sudeste, as quais não podem ser qualificadas como das “regiões mais pobres”. Bem, sendo o PT um partido de centro-esquerda ou, como afirma do Alberto Carlos Almeida, um verdadeiro social-democrata, qual seria o partido de “direita” ou conservador? O PSDB evidentemente.
Pois o PSDB reúne em torno de si os liberais.
Liberais são aqueles que apresentam um discurso articulado e sedutor, falando em “eficiência na economia e na administração pública”, em redução de impostos, etc., mas que foram capazes, através de sua prática desumana, quebrar a economia mundial em 1929 e em 2008, sem nenhum constrangimento.

TEXTO 2
Jovem tende à esquerda, e rico se inclina para a direita. As pessoas que se identificam mais com as ideias associadas à esquerda são mais jovens e têm escolaridade consideravelmente melhor. Mas ganham menos.
É o que mostra a última pesquisa nacional do Datafolha sobre as inclinações ideológicas da população.
Os esquerdistas, que representam 10% dos entrevistados e são mulheres em sua maioria (56%), têm 35 anos de idade, em média, cinco a menos que o observado em todo o país.
A idade vai aumentando conforme a ideologia da pessoa vai se distanciando da esquerda. Assim, o grupo mais velho é o formado pelos brasileiros mais simpáticos às teses de direita, com 46 anos, em média.
Na escolaridade, o universo dos esquerdistas é o único onde mais de 20% das pessoas têm ensino superior. No polo oposto, é ainda o grupo que tem o menor contingente de pessoas com ensino apenas fundamental, 30% ante 52% no grupo dos direitistas.
Na hora de faturar, no entanto, as pessoas de direita parecem mais eficientes. Ou pelo menos uma parte delas.
Ainda que as diferenças sejam pequenas, o contingente dos direitistas que têm renda familiar mensal acima de R$ 6.780 é o maior na comparação com os outros quatro segmentos: 7%. Em compensação, é a direta também que tem o maior agrupamento de pessoas no recorte mais baixo de renda, até R$ 1.356 por mês. A pesquisa mostra ainda que os diferentes segmentos ideológicos estão distribuídos de forma mais ou menos parecida pelo país. Em relação à média, a esquerda é um pouco mais intensa no nordeste, um pouco menos intensa no sul. Com os direitistas ocorre exatamente o oposto.

TEXTO 3


TEXTO 4



TEXTO 5
Esquerda e direita: isso ainda existe? E para que serve?
Esquerda e direita são distinções polares, o que torna tudo ao mesmo tempo relativamente claro, diante do antagonismo entre ambas, e nebuloso, pois as linhas divisórias nem sempre são facilmente identificáveis.
Por mais que sejam conceitos antigos e gastos pelo uso, permanecem firmes e fortes. Enquanto o mundo for mundo e houver um polo para chamar de Norte, outro para chamar de Sul, haverá razões para se falar em esquerda e direita.
Não se quer, com isso, dizer que a maioria das pessoas viva no Polo Norte ou no Polo Sul. Pelo contrário. A maioria habita e transita pelo centro ou permanece indecisa, razão pela qual apenas sob circunstâncias bastante específicas, como nas revoluções, o embate se torna mais polarizado, e as diferenças entre esquerda e direita ficam mais evidentes.
Nos regimes democráticos representativos e em tempos de calmaria, a disputa pelo centro e pelos indecisos é o grande ímã que faz com que esquerda e direita moderem suas posições para conquistar um espectro mais amplo de eleitores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics